


Dr. Raul Paredes
Medicina Integrativa
Pratica Ortomolecular - Acupuntura - Homeopatia
A Medicina Integrativa é uma abordagem orientada para um sentido mais amplo de cura, que visa tratar a pessoa em seu todo: corpo, mente e espírito. Enfatiza as relações entre o paciente e o medico, e combina tratamentos convencionais e terapias complementares cuja segurança e eficácia tenham sido cientificamente provadas.
​
Por meio de uma visão ampla e individualizada do paciente podemos diagnosticar desequilíbrios bioquímicos e energéticos, podemos assim prescrever não só uma formula ou uma simples receita, mas sim, uma estratégia planejada de tratamento visando à restauração do equilíbrio bioquímico e energético do organismo.
Por que o organismo se desequilibra?
​
Para entendermos como isto se dá, podemos partir de uma analogia. O organismo é uma máquina que está permanentemente se produzindo. Durante este processo de produção podem surgir falhas, seja na chegada de matéria-prima (vitaminas, minerais, etc.), seja na própria integração de todo e qualquer parte do sistema que compõe a nossa maravilhosa máquina. Este sistema de engrenagem corresponde ao sistema NEUROENDÓCRINO, PSÍQUICO E IMUNE. Qualquer falha nesta máquina (ser humano) compromete a sua produção (vida), surgindo os defeitos (doença).
Por exemplo: uma pessoa deprimida terá mais chances de apresentar infecções recorrentes, já que uma falha no sistema psíquico leva consequentemente a alterações no sistema imune. Outro fator importante na gênese de várias enfermidades, como artrite e câncer, é a formação de radicais livres.
O Homem está sendo permanentemente submetido a condições que levam ao excesso de radicais livres como, por exemplo, o estresse, o fumo, a poluição, exposições prolongadas ao sol, entre outras. A Medicina Integrativa, através do diagnostico e da reposição adequada dos fatores orgânicos deficientes o uso de técnicas que eliminam a intoxicação por metais pesados e de técnicas energéticas, proporciona uma melhor qualidade de vida.